EA's - Estrategos Anónimos



samuel1956pinto@gmail.com

História

Objetivos de Aprendizagem
 Intenções Pedagógicas
  - A docente pretende fomentar um primeiro contato dos alunos com a arte;
  - Treinar o olhar dos discentes para os pormenores comunicacionais de qualquer obra de arte;
  - Desenvolver a capacidade de leitura de uma obra de arte enquanto documento histórico.
 Conceitos a serem apreendidos
  - Arte; Forma; Luz, Movimento, Cor, Planos, Traço;
 Aspetos a considerar
  Grupo de 23 alunos dos cursos vocacionais, a maioria com um historial de insucesso na disciplina de História ou sem nunca terem contatado com esta área curricular no 3º ciclo, pois muitos são oriundos de Cursos CEF. A grande maioria dos discentes nunca visitou um monumento histórico ou contactou, de alguma forma, com qualquer objeto artístico.

Estratégia de Aula
 Estratégia Global
  - Partir da descoberta lúdica associada a uma caça ao tesouro efetuada em pequenas duplas de alunos (com diferentes graus de dificuldade);
  - O lúdico permitirá uma abordagem mais agradável à Arte e as duplas proporcionarão um trabalho de interajuda.
 Operacionalizar a Estratégia
  - A cada dupla de alunos será distribuído um questionário sobre a forma de uma caça ao tesouro (neste caso, em busca de elementos figurativos presentes em duas pinturas - "A Última Ceia" de Leonardo da Vinci" e o "Casal Arnolfini" de Jan Van Eyeck;
  - Seguidamente, em plenário de turma, cada dupla dará o seu contributo para a descoberta de elementos presentes nas pinturas;
  - Por fim, cada dupla tentará interpretar o significado de cada elemento descoberto no contexto da pintura analisada, pelo preenchimento de um guião de análise.
Avaliar a Estratégia
  Nos resultados obtidos, bem como na participação oral dos alunos, a docente depreenderá a validade ou não da estratégia escolhida.

Avaliação das Aprendizagens
 Balanço
  Numa situação posterior de análise de uma obra de arte renascentista, os alunos deverão ser capazes de mobilizar os conceitos e as aprendizagens realizadas, aplicando-as numa nova situação.
 Feedback
  O feedback das aprendizagens realizadas será dado, essencialmente, nas fichas formativas de análise de obras de arte, mas também na correção dos guiões de análise, ou na participação oral dos alunos na descoberta dos elementos pedidos no questionário inicial.