EA's - Estrategos Anónimos



samuel1956pinto@gmail.com

Geometria Descritiva

Unidade de lançamento da dupla projeção ortogonal

Contexto - Os alunos fazem parte de uma turma de 10º ano, do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, na disciplina de Geometria Descritiva, que apresentam algumas dificuldades na visualização espacial e cujos conteúdos anteriores estão um pouco difusos.

Objetivos: 1- Relacionar as aprendizagens anteriores com a dupla projeção ortogonal da Geometria Descritiva; 2 - Compreender os conceitos básicos da geometria - ponto, linha, plano e volume; 3 - Apreender pela visualização os conceitos de planos de projeção e de projeção tanto de pontos, como de retas e planos que se irá prolongar ao longo de todo o primeiro período.
Estratégia global e sua operacionalização:
A estratégia escolhida entre outras hipóteses menos concretas e mais abstratas envolve o trabalho dos alunos em grupo durante quatro tempos letivos em que se procede à conceção de um objeto composto a partir de vários estudos. A escolha é realizada a partir dos esboços dos alunos que compõem o grupo. A partir dos esboços é realizada a planificação e a construção (objetivo 1). Neste processo o docente ao acompanhar o trabalho realizado em cada grupo vai conversando com os alunos sobre os elementos geométricos presentes (objetivo 2). Todo o trabalho é desenvolvido a partir de um guião orientador. Depois de realizada a construção do volume composto existirá um momento de vinte a trinta minutos em que o professor introduzirá os conceitos de planos de projeção, diedros, eixo x e projeções (objetivo 3). Os alunos regressam ao trabalho e inserem o volume construído no referencial do 1º diedro. A partir daí e empiricamente vão tentar perceber como o objeto ficará "projetado" nos planos de projeção. Finalmente o professor voltará a apresentar os conceitos científicos da representação e da nomenclatura utilizada. Individualmente os alunos procedem à representação do objeto construído. Ao longo de todo o período esta construção servirá para conversar e desenvolver o raciocínio e a visualização com vistas á representação do ponto, da linha e do plano (objetivo 3).

Avaliação
O docente em conversa com os alunos verifica de que modo os conceitos foram ou não aprendidos e serve-se dos próprios modelos construídos pelos alunos para esclarecer ou afinar perceções menos conseguidas.

Geometria Descritiva - 10º ano / Pontos e retas de um plano e suas projeções

Jogo tipo de retas e planos - GD 10º ano