EA's - Estrategos Anónimos



samuel1956pinto@gmail.com

Planos

Unidade sobre animais/ambiente - com explicitação de estratégia

Objectivos: 1-Compreender a relação entre o modo de vida dos animais e as condições do seu ambiente; 2-Desenvolver competências colaborativas; 3 - Adquirir/usar processos de organizar informação para outros.

Estratégia global e sua operacionalização:
A estratégia escolhida assenta na análise de informação diversa, orientada para recolher aspectos ligados a 3 conceitos indicados previamente- visando a percepção de relações e enriquecimento dos conceitos (objectivo 1). Para isso, realizar-se-á uma actividade em trabalho de grupo sobre materiais escritos diversos, previamente distribuídos.: O trabalho apoia-se num guião orientador.
Pretende-se também (objectivo 2) que o contributo de todos seja considerado. Para isso a orientação do trabalho (que pode constar do mesmo guião) é de que todos lêem e seleccionam  num primeiro momento, depois confrontam e sintetizam, finalmente concluem, e um dos alunos regista.
A organização desta informação será feita através de cartazes para apresentar no grande grupo, no sentido de desenvolver as técnicas de exploração gráfica do espaço de escrita e maximizar a clareza da comunicação (objectivo 3). Para isso o professor distribui (ou elabora previamente com os alunos) um conjunto de princípios a que a apresentação do cartaz deve obedecer (a apresentar em anexo) quanto ao uso do espaço, a escolha sequência e extensão das partes escritas, elementos visuais que aumentem a clareza dos conceitos que se querem dar a conhecer, outros.
A qualidade da informação e sistematização e correcção do conteúdo dos cartazes, face aos objectivos, será apreciada pelos outros grupos e pelo professor, numa tabela que contém esses princípios, e critérios para os operacionalizar em 2 ou 3 níveis, onde se assinalam os aspectos menos e mais conseguidos.

Avaliação: É pedido a cada aluno, para o professor ( e o próprio aluno)  poder ajuizar da sua apropriação dos objectivos, que realize individualmente, e para um animal em particular, um registo escrito ilustrado, com base nos textos, com pesquisa individual, que manifeste o conhecimento que adquiriu e a sua apropriação de saber face aos 3 objectivos de aprendizagem.

In Roldão, M:C. (2009). Estratégias de Ensino - o saber e o agir do professor. Porto: Fundação Manuel Leão